Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Francisco de Paula Bermudez Guedes

    Um Historiador de lindas Estórias

    De tudo que li,nada se compara em criatividade de abordagem com a obra do Professor Peil. É mais do que Histórica, bem mais... São deslumbrantes estórias, baseadas em sérias pesquisas, embelezadas pelo estilo leve e insinuante do autor. Um verdadeiro dele

    Publicado 25/06

    A bondade dos Acadêmicos da Academia Pelotense de Letras decidiram homenagear-me com a  titularidade da cadeira de nº 23, cujo Patrono é o poeta Alberto Ferreira Ramos. Desde então usufruo da companhia de romancistas, contistas, historiadores, poetas, juristas e cientistas de elevado padrão intelectual. Li algumas das obras desses ilustres acadêmicos e deliciei-me com a alta qualidade estético literária e informativa.

    A curiosidade e encantamento pela História levou-me a que concluísse, alta madrugada fria, a leitura de Otávio Augusto, o Herdeiro de Cesar, obra do Acadêmico Dr. João Manoel Peil.

    Penitencio-me por não conhecer Filosofia da História  ou Crítica Histórica.Conheço algo da História Medieval, da Moderna e Contemporânea.

    De tudo que li,nada se compara em criatividade de abordagem com a obra do Professor Peil. É mais do que Histórica, bem mais... São deslumbrantes estórias, baseadas em sérias pesquisas, embelezadas pelo estilo leve e insinuante do autor. Um verdadeiro deleite intelectual...

    O Professor Peil adentra-se na brilhante época de Otávio Augusto( 63,aC, 14,d.C), Herdeiro de Cesar, como se estivesse presente.

    Relata o fortalecimento da República Romana, sob o comando de Otávio Augusto,ao longo de mais de quatro décadas.Figuras como a de Cícero, Marco Antônio, Cleópatra surgem vivas, nos seus fastos e nefastos dias.  Pela mão do Professor Peil entramos no Senado Romano, escutamos as perorações do patriciado  e também a voz da plebe. Com precisão e oportunidade o autor menciona leis, que foram dando forma e consistência a RES PUBLICA romana. Logo sentimos as raízes dos Estados modernos.

    Com o Professor Peil viajamos às províncias do Império, as do Oriente e principalmente as do Ocidente,neste a tão preciosa Gália. Conhecemos as vitórias e os reveses dos pro cônsules romanos, na governança dessas províncias e a extraordinária política militar diplomática de Roma, na manutenção do poder nessas vastas extensões territoriais.

    Ao lado das legiões e cortes militares, conduzidos pelo historiador, participamos ansiosos de batalhas como a de Filipos, descritas com exatidão de pesquisador arguto, sem cansar o leitor, mas levando-o a torcer ora por uns, ora por outros dos beligerantes. A engenhosidade militar estratégica, naval, construtora de aquedutos, pontes, canais e estradas da Roma Imperial, tão bem descritas pelo Professor, concentra-se nas realizações do General Agripa, amigo fraternal de Otávio Augusto e seu principal colaborador.

    O Historiador de Lindas Histórias, aproxima-se,candidamente, de Otávio Augusto, desvendando seus sentimentos: alegrias e tristezas,(estas expressas em algumas epístolas), grandezas e deslizes, as vacilações, os medos, os dramas familiares e o grande amor por Roma.

    Ao finalizar a leitura do livro, lamento não ter estudado melhor o Direito e a História de Roma.  Muitas das minhas indagações sobre a origem das nossas leis, do moderno Estado e o sistema Republicado, talvez encontrassem respostas mais profundas e radicais.

    Por tudo isso e pelo deleite da leitura, recomendaria que a obra do Professor Peil fosse lida pelos professores e alunos, principalmente, dos cursos de História, Antropologia Cultural  e de Direito.

    É inverno e já iniciei pressuroso a leitura de outra obra do Professor Peil, tratando do grande Júlio Cesar.       

    Leia mais sobre: Francisco de Paula Bermudez Guedes, Opiniões

    Fonte: Francisco de Paula Bermúdez Guedes

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Comentários (1)

    feito em 03/11/2015 18:30:57

    Tive a sorte e felicidade de ser aluno de historia do professor PEIL no colégio Gonzaga, sem duvida trata-se de uma pessoa brilhante.
    Luiz Fernando Lange

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90