Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Semana da Mulher é iniciada em Pelotas

    Publicado 15/03

    Na última terça-feira (12), foi iniciada oficialmente a Semana da Mulher em Pelotas. Em cerimônia realizada no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio, alunos lotaram o local para prestigiar o evento.

    Na ocasião estiverem presentes a prefeita Paula Mascarenhas, o vice-prefeito Idemar Barz, a responsável pelo Centro de Referência e Coordenadoria da Mulher, Myryam Viegas, a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Maria Angélica Gentilini da Silva - a qual palestrou sobre violência contra mulheres aos alunos -, a vereadora Daiane Dias, a responsável pela Casa de Acolhida Luciéty, Maria José Garcia, além do secretário de Assistência Social, Luis Eduardo Longaray, o diretor da Emef, Alexandre Lemos Vieira, e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Diná Lessa.

    Dando início as falas, Diná pediu aos presentes um minuto de silêncio pelo um ano da morte da vereadora carioca Marielle Franco e, para surpresa das autoridades - externada posteriormente pela chefe do Executivo -, o pedido foi atendido e realizado. “Hoje nós somos Marielle, assim como ela, eu, mulher negra, que enfrentou muitas dificuldades, também escolhi lutar pelas políticas sociais”, comenta.

    “Precisamos que vocês, futuramente, lutem diuturnamente pela eficácia e eficiência das políticas colocadas hoje no nosso país. A gente olha todos os dias nos jornais essa violência cada vez mais presente, então precisamos de vocês, meninos e meninas, para levantar essa bandeira”, destaca.

    Durante fala, a prefeita disse que Marielle foi assassinada porque tinha ideias e falava, usando seu exemplo - Paula é a primeira prefeita em 200 anos de Pelotas - e das mulheres presentes na mesa (citadas na reportagem) para deixar claro que o lugar da mulher é onde ela quiser.

    “A gente luta aqui nessa Semana da Mulher porque a gente luta, na verdade, para que os seres humanos possam se olhar como iguais. Para que ninguém olhe o outro como um ser inferior, seja pela sua conta bancária, cor da pele, pela religião que professa ou que não professa, seja pelo gênero, opções de vida. O que nós queremos é mais respeito e menos ódio”, ressalta.


    A programação da Semana da Mulher se estende até o dia 30 de março.


    Confira abaixo os eventos que contemplam a programação:


    Sexta-feira (15)


    9h: Manhã de Acolhimento - Centro de Referência do Espaço de Convivência do 4º BPM (Avenida Bento Gonçalves, 3207)


    14h: Celebração dos cinco anos do Centro de Refência da Mulher e dois anos da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres - Centro de Referência da Mulher (Rua Barão do Itamaracá, 690/Cruzeiro)


    15h às 16h: Apresentação do Projeto Caixa de Pandora: Mulheres Artistas e Filósofas no século XX - Pátio 4 (Mercado Central)


    De 18 a 22 de março


    Rodas de Conversa: Violência Doméstica - EMEF Francisco Caruccio; EMEF Círculo Operário; Colégio Estadual Cassiano do Nascimento; EEEF Arco Íris


    Terça-feira (19)


    13h30: Palestra - Violência doméstica e suas interfaces - Auditório da CEEE (Rua Praça 20 de Setembro, 121)


    Quarta-feira (20)


    14h: Roda de Conversa - Mulheres e as mudanças na Previdência Social - Associação da AMANPEL (Rua Sen. Alberto Pasqualini, 1110/Areal)


    Quarta-feira (27)


    19h: Audiência Pública


    violência obstétrica e humanização do parto


    Câmara de Vereadores


    Sábado (30)


    14h: Cultuarte - os bastidores do grupo dos oito e a inclusão feminina - Av. Duque


    de Caxias, 114


    Todas as sextas de março


    8h às 15h: Ação Mulher - Intermediação de emprego/ Seguro-desemprego/ Carteira de Trabalho - Rua General Osório, 602

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais

    Fonte: Tradição Regional

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90