Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Segurança Pública: Divulgados os indicadores criminais do 1º semestre em Pelotas

    Publicado 18/07

    O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), do Pacto Pelotas pela Paz, apresentou, terça-feira,  a análise quantitativa dos crimes violentos - homicídio, feminicídio, latrocínio e infanticídio - praticados em Pelotas, no primeiro semestre de 2019.

    Destaque para a redução de 36% no número de homicídios, comparando-se ao mesmo período de 2018, e de 33%, em relação à 2017.

    Os dados levantados pelo Observatório da Segurança Pública do município indicam ainda uma queda de 35% nos roubos praticados contra o transporte público e de 34% nos crimes contra estabelecimentos comerciais. Desde o lançamento do Pacto Pelotas pela Paz, 18 reuniões do GGI foram realizadas, com discussões que levam à definição de estratégias importantes para a segurança pública.

    “É um esforço constante e coletivo para que os números continuem em queda. Quanto mais avançamos, mais complexas ficam as ações. Estamos sempre pensando em novas estratégias, o que é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, disse a prefeita Paula Mascarenhas. Ela lembra ainda o eixo preventivo do Pacto, focado na redução da vulnerabilidade de crianças e jovens, um dos objetivos do programa.

    PELOTAS MAIS SEGURA*

    Os números analisados pelo Observatório da Segurança Pública são baseados em dados fornecidos pelo 4º Batalhão de Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Instituto Médico Legal e 18ª Delegacia Regional de Polícia.

    Os únicos indicadores que apresentaram aumento foram os relacionados a crimes envolvendo residências. No primeiro semestre de 2018, foram registrados 40 roubos a residências, contra 43 no mesmo período de 2019. Já os furtos em residências passaram de 255 em 2018, para 285 em 2019. “Precisamos fortalecer o combate a esse tipo de crime. Está na hora de ver esses indicadores caírem”, pediu a chefe do Executivo.

    VARIAÇÃO DOS INDICADORES EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO:

    Crimes violentos | – 36%
    Roubo a pedestre | – 19,4%
    Roubo a estabelecimentos comerciais | – 34%
    Roubo a transporte público | – 35%
    Roubo de veículos | – 32%
    Furto de veículos | – 24%
    Roubo a residência | + 8%
    Furto a residência | + 12%
    Arma de fogo apreendida | – 6%
    Crimes acumulados | – 15%
    Pessoas presas | – 20%

    *NÚMEROS COMPARATIVOS ENTRE JANEIRO/JUNHO DE 2018 E JANEIRO/JUNHO DE 2019

    O GGI

    Fazem parte do Gabinete a Prefeitura, por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP), Transporte e Trânsito (STT) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU); o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul; o 4º Batalhão de Polícia Militar; o 3º Batalhão de Bombeiros Militar; a 2ª Companhia de Bombeiros Militar; o Instituto Geral de Perícias; o Foro de Pelotas; Polícia Civil; Consepro; Defensoria Pública; Guarda Municipal; Ordem dos Advogados do Brasil; 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; Polícia Federal; 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal; Ministério Público; 5ª Delegacia Penitenciaria Regional; Susepe; Ministério Público; Judiciário e 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais, Polícia, Política

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90