Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Região Sul: Assegurado abastecimento de medicamentos

    Publicado 01/02

    O esforço conjunto entre a Política de Assistência Farmacêutica (Cpaf) e a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, (3ª CRS), com sede em Pelotas, teve como conseqüência a melhoria do estoque e da distribuição de medicamentos na região.

    Conforme a coordenadora Rôde Gonçalves Hartwig, a demanda estava muito reprimida e providências precisavam ser tomadas.

    “Estávamos vivendo o caos, os remédios começaram a faltar e tudo piorou em novembro e dezembro. Não podíamos entrar janeiro da mesma maneira”.Ela disse que o atendimento aos usuários “ainda não está 100%, mas diria que melhorou para 80%”.

    Para que este resultado fosse alcançado, foi montada uma força tarefa. Servidores da 3ª CRS viajaram a Porto Alegre para auxiliar o setor de suprimentos a separar os medicamentos destinados para os 22 municípios abrangidos pela Coordenadoria.

    A fim de resolver a situação da região, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, se mobilizou desde o dia 16 de janeiro, data em que foi aberto o exercício financeiro de 2019 do Governo do Estado e a conseqüente liberação de recursos.

    “Foi tudo bem rápido, o pedido pela força tarefa foi feito sexta-feira (25), terça (29) a equipe já estava em Porto Alegre para realizar o trabalho”, explicou Rôde. E quarta-feira (30), às 8h, um caminhão partiu da capital gaúcha rumo a Pelotas carregado de leite – uma das principais carências – e demais medicamentos.

    “Precisávamos resolver este problema. As queixas eram diárias.” De acordo com a coordenadora, a junção de esforços assegurou a remessa do mês para a região.

    A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) pretende estender este mesmo trabalho para as demais regiões do Estado.

    Além de Pelotas, a 3ª CRS abrange os municípios de Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90