Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Artigos

    Reeleição, um insulto à nação

    Publicado 29/10

    Na sua última entrevista, concedida ao Debate 13 Horas, dois meses antes de seu falecimento. A gravação, feita no 7º andar do Palácio do Comércio, edifício sede da Associação Comercial de Pelotas, contou com Gustavo Haical e este coordenador de debates, Paulo Brossard de Souza Pinto foi categórico na sua posição quanto a reeleição no Brasil:

    "A reeleição é um insulto à Nação, aos 150 anos de Brasil independente, a todos os homens públicos que passaram por este país.
    Se o presidente Castello Branco tivesse querido, também teria sido reeleito. Não lhe faltaria apoio. Se o general Geisel quisesse, também teria sido reeleito. Pois bem. Foi preciso que chegasse à presidência da República não um militar, não um general, mas um civil, não um homem de caserna, mas um professor universitário, para que o Brasil regredisse ao nível mais baixo da América Latina em matéria de provimento de chefia do Estado. Considero isso um insulto à Nação!

    A Constituição brasileira, na sua sabedoria,proibiu a reeleição dos presidentes. Isto, no Brasil, é uma deformação do presidencialismo.

    Parece que nos esquecemos um pouco de nossa história. No plano federal, sempre se vedou a reeleição do presidente para o período imediato. A nossa tradição é esta, embora os governadores pudessem reeleger-se na República Velha. Foi feita uma revolução contra os abusos da reeleição, e a Constituição adotou a norma proibitiva.

    Ignorou-se tudo isto. Verificou-se a fragilidade das instituições, pois bastou um presidente ambicioso e sem o senso de respeito à visão histórica nacional para que a Constituição mudasse a favor de seu intento.

    Mas tem mais. Até hoje, que programa partidário pregou a reeleição do presidente? Nenhum. Faço uma segunda pergunta: qual é o homem público, o homem de pensamento e de responsabilidade nacional que tenha defendido isso? Nenhum."

    Leia mais sobre: Artigos, Clayton Rocha

    Fonte: Clayton Rocha

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Comentários (1)

    feito em 29/10/2015 21:06:20

    O Professor Paulo Bossard um dos mais notáveis exemplos de político,jurista e intelectual do nosso país. Quando muito jovem, fui aluno dele : aulas fascinantes. A reeleição não compagina com a democracia. Creio que seria recomendável um mandato de cinco anos,para Presidente da República, Governadores e Prefeitos, sem reeleição.
    Cumprimentos pelo artigo, amigo Clayton.
    Guedes.

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90