Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Artigos

    Piratini (José Rodrigues Gomes Neto)

    Estive lá para assistir a entrega, à população, do Museu Histórico Farroupilha de Piratini, totalmente recuperado, em cujo prédio, à época da Revolução, funcionou o Ministério da Guerra.

    Publicado 31/12

    "A crônica é oferecida ao Aldyr Schlee"

    Pediu-me o Clayton, que recebeu o título nº2 de sócio do Museu, em uma bonita homenagem, para eu escrever algo sobre Garibaldi, que lutou na Guerra dos Farrapos, ilustrando o texto com uma fotografia da casa em que ele viveu, em Piratini.

    Na verdade, pouco teria a contar, que não seja do conhecimento dos leitores, desse “herói de dois mundos”, de um homem que pode ser tomado como  exemplo de espírito libertário e que muito cedo tomou como bandeira a democracia, adiantando-se, no tempo, em muito, o que viria a ser o ideal dos homens de bem.

    Assim, porque sua figura é por demais conhecida e seus feitos ficaram indelevelmente gravados na rica historia do Rio Grande, quero tão somente falar da Piratini, primeira capital da República Farroupilha.

    Estive lá para assistir a entrega, à população, do Museu Histórico Farroupilha de Piratini, totalmente recuperado, em cujo prédio, à época da Revolução, funcionou o Ministério da Guerra.

    Ele é indescritível, de uma beleza rara. Sua restauração recebeu o apoio do Governo do Estado, e, sob a liderança da produtora cultural, a competente Bia Araújo, transcendeu a mais otimista das expectativas.

    Tão impregnada de história está aquela beleza arquitetônica que apenas vê-la, desperta, em nós, orgulhosos gaúchos, uma visão quase sagrada daquela saga vivida por nossos conterrâneos.

    O prédio foi construído na parte mais alta da cidade, pois dali, das enormes janelas, era possível descortinar uma amplíssima área, o que permitia perceber o avanço do inimigo.

    Uma simples mirada faz passar por nossa mente toda a grandiosidade  daquele movimento.

    Mas minha visita a Piratini  não se limitou ao Museu.

    Andei, andei bastante pela cidade e fiquei maravilhado com o que vi.

    Em primeiro lugar, cabe referir a sua localização. Ela foi erguida no topo de uma região montanhosa e, ao longe, quando nos aproximamos, já a vemos, em toda sua majestade, dominando a belíssima paisagem que a circunda.

    As matas cerradas em torno dela guardam-na em seu seio como um a tesouro precioso.

    Em seu interior, observam-se os prédios que marcam, não só uma arquitetura própria, daqueles tempos, como também revivem a história do grande episódio, que trazia em si idéias que ainda hoje são atuais.

    A imponência do Palácio Presidencial, a simplicidade da casa em que viveram Garibaldi e Anita e tantas outras construções de então, merecem, a qualquer custo, serem conservadas, pois elas narram, enfaticamente, os acontecimentos dos quais tanto nos orgulhamos.

    Os Farrapos não fizeram um movimento separatista, propugnavam eles por uma República unida, forte, de norte a sul, sob as asas do Brasil.

    A prova é de que lutamos para sermos brasileiros.

    Não somos mais do que ninguém, mas não nos acusem de falta de patriotismo. Os gaúchos, somos brasileiros porque quisemos ser. Ainda hoje, quem quer que ande pelas nossas fronteiras, aqui no sul, verá, no chão, as marcas das patas de cavalo e os buracos de lanças que ficaram na luta que empreendemos em defesa da pátria comum e por nossa integração ao Brasil.

    Por isso, o movimento Farroupilha não é simplesmente uma glória riograndense, ele faz parte mesmo da história do Brasil.

    Confesso, é tão forte a emoção que Piratini transmite, para quem ama o Rio Grande, como eu,  que, em diversas vezes, naquele dia, surpreendi-me com os olhos molhados.

     

    Leia mais sobre: Artigos, José Rodrigues Gomes Neto

    Fonte: José Rodrigues Gomes Neto

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Comentários (4)

    feito em 09/09/2012 22:05:11

    PAI COM TUA MEMORIA E TEU CONHECIMENTO ESTA NA HORA DE ESCREVER UM LIVRO UM BEIJO OTAVIO

    feito em 27/03/2012 00:04:20

    Que crônica linda!!! Marina Gomes

    feito em 02/01/2012 08:16:50

    O Professor,no seu excelente artigo, esclarece algo de muita importância. Pensam muitos que os Farrapos eram separatistas: grande equívoco.
    "Os Farrapos não fizeram um movimento separatista, propugnavam eles por uma República unida, forte, de norte a sul, sob as asas do Brasil.

    A prova é de que lutamos para sermos brasileiros",diz o Professor Gomes .
    Significativa a resposta de David Canabarro(1796-1867),ao ditador argentino Juan Manoel Rosas,que oferecera apoio militar ao movimento farropilha,vazada, mais ou menos, nos seguintes termos: "[...}O primeiro de seus soldados que pisar o solo do Rio Grande,oferecerá o sangue com que assinaremos a paz com os imperiais".
    Agradeço ao Professor José R.G.Neto a revelação da verdade histórica.
    Guedes

    feito em 31/12/2011 16:14:52

    Obrigado, José. Um belo texto, que li, agora, na tarde de 31 de dezembro de 2011, a última tarde do ano. Em recolhimento, e também emocionado, por razões inúmeras, recolho a imagem da cidade guerreira, suspensa entre os morros, a Piratini de todos nós! Ali está a modestíssima casa de Garibaldi, a refletir um tempo de glórias, de modéstia, de valores outros, todos eles concentrados no caráter dos homens daquela época. Benditos aqueles tempos, que nos comovem dentro e fora da geografia de Piratini. Caloroso abraço, ( saberei honrar esse título de Sócio número 2 do Museu Histórico, defendendo-o e procurando ajudar em sua preservação enquanto viver.)

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90