Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Artigos

    Os privilegiados do Calçadão

    Pelotas, início de julho de 2014. Percorro o Calçadão da Andrade Neves, nas quadras entre as ruas Lobo da Costa e Voluntários da Pátria, e faço o seguinte levantamento dos quiosques e similares ainda lá instalados - todos fixados no piso - comercializando

    Publicado 01/07

    Pelotas, final de março de 2014. Após muita polêmica, prazos prorrogados por várias vezes e manifestações de protesto ruidosas, finalmente chegava a derradeira data para readequação à lei dos erroneamente chamados trailers, quiosques e similares instalados nas vias públicas da nossa cidade. A partir de então todos os comerciantes que haviam fixado suas estruturas de forma definitiva, nas mais diferentes características e tamanhos, vendendo produtos em espaços públicos como se privados fossem, deveriam readequá-las, ou seja, adaptá-las para estruturas com rodas de modo que permitissem sua colocação e retirada em determinados horários pré-estabelecidos pela prefeitura.

    Aqueles que não cumprissem essa exigência legal seriam retirados ou mesmo demolidos, como de fato aconteceu em alguns casos. Alguns, não em todos como era de se esperar diante de uma lei clara que jamais deveria punir uns e privilegiar outros. Pois é exatamente isso que está ocorrendo agora, passados mais de três meses do início da vigência da controvertida lei.

    Pelotas, início de julho de 2014. Percorro o Calçadão da Andrade Neves, nas quadras entre as ruas Lobo da Costa e Voluntários da Pátria, e faço o seguinte levantamento dos quiosques e similares ainda lá instalados - todos fixados no piso - comercializando normalmente seus produtos: revistas, jornais e loterias: 7 / crepes: 11( ! ) / churros: 3 / doces: 2 / flores: 1 / pipoca: 1. Total: 25 estruturas fixadas no piso em apenas 4 quadras centrais!

    Se em outras vias da cidade, especialmente nas avenidas Duque de Caxias e Bento Gonçalves, proximidades da UCPel e Laranjal, houve a retirada dos "trailers", quiosques e similares fixados no solo, por que outros continuam ainda em pleno Centro, a grande maioria constituída de ridículas armações metálicas enferrujadas, pichadas, num flagrante e vergonhoso desrespeito à lei e poluindo justamente o coração de Pelotas? Por que eles são "imexíveis", enquanto outros foram retirados ou demolidos causando inclusive revolta e desemprego?

    Certamente alguma autoridade terá a explicação na ponta da língua, mas nada poderá justificar de modo satisfatório tal absurdo. O mesmo que acontece no Calçadão da Andrade Neves, também acontece inexplicável e absurdamente em outros locais da cidade. A lei está sendo flagrantemente descumprida sem que haja qualquer manifestação e atitude do Ministério Público ou da Prefeitura Municipal de Pelotas através da Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana. Até quando?

    Leia mais sobre: Artigos, Pedro Luis Marasco da Cunha

    Fonte: Pedro Luis Marasco da Cunha - Arquiteto e artista visual

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Comentários (3)

    feito em 05/07/2014 22:47:19

    Vejam só como as funcionam, ou melhor, NÃO funcionam atualmente em Pelotas. O comerciante que quer trabalhar dentro da lei não consegue, enquanto outros estão trabalhando com seus equipamentos fixados no Calçadão e outras vias como se fossem exceção à lei que vigora desde março! Obrigado ao comerciante que deu seu depoimento anonimamente e ao cadeirante Alexandre Borio e seu comentário. Realmente é preciso muita paciência e bom humor para aturar a velha "cara nova" de Pelotas! Pedro Marasco

    feito em 03/07/2014 16:43:38

    tenho um mini treilher movel todo documentado pago seguro obrigatório comprei uma maquina de crepe estou pagando e naõ consigo alvara de funcionamento esta tudo parado na secretaria naõ estaõ liberando novos alvaras me encaixo em todos os requisitos pedidos vou trabalhar ilagalmente .

    feito em 03/07/2014 14:26:36

    Pedro, gostaria de poder fazer esse mesmo passeio e constatar, confirmar suas observações. Mas como sou cadeirante e não tenho uma "cadeira-cross" para desfilar por ali, não posso! Corro o risco de tombar e ir me divertir no pronto socorro municipal!
    Abraço, Alexandre Borio

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90