Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Orgulho e bom humor: A rotina das mulheres na coleta de resíduos

    Em um meio predominantemente masculino, equipe feminina de coletoras faz sucesso entre a população.

    Publicado 08/03

    Ao convidar a população a imaginar uma equipe da coleta de resíduos, em um exercício mental, dificilmente a imagem que virá à mente estará vinculada à figura feminina. E os números fortalecem a tese. Dos 146 funcionários da empresa Urban, empresa terceirizada a serviço do Sanep e responsável por executar o serviço de coleta no Município, 141 são homens. Mas em um meio de predomínio masculino, há uma equipe de mulheres na coleta conteinerizada que acumula cada vez mais admiradores e histórias para contar.

    A equipe feminina de coletoras atua há cerca de dois anos. Atualmente realiza o itinerário nas regiões do Pestano, Lindóia e Guabiroba. A rotina de trabalho é desgastante, mas elas garantem que não intimida. Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, a equipe estará nas ruas, das 12h às 17h, trabalhando para manter a cidade limpa e organizada, com competência e um sorriso no rosto.

    “Faço isso (limpeza das ruas) com muito gosto. Gosto de limpar, gosto do meu serviço. Tenho orgulho”, afirma a coletora, Fernanda Bilhalva.

    Aos 38 anos, Fernanda exerce a função há oito meses. Com entusiasmo e lucidez, entende a importância da coleta para o Município. Aprecia, também, a interação com a população. Segundo ela, a valorização do serviço por parte dos moradores a motiva ainda mais a encarar a jornada de trabalho de forma agradável.

    Sucesso entre a população

    A contribuição da equipe com as pessoas vai além do serviço prestado. Para Paula Morais, coletora há cerca de três meses, o lado humano é um incentivo a mais para exercer a profissão. Ela celebra o espaço conquistado pelas mulheres, também neste meio, se vê cada vez mais valorizada por parte da população e conta, orgulhosa, sobre o carinho recebido, principalmente pelas crianças.

    “Ali no setor da Guabiroba há dois gêmeos que chegam a esperar a gente para tirar foto com eles. A avó deles disse que vão fazer uma homenagem para nós na foto. [...] A gente já gosta de trabalhar, isso nos dá um incentivo a mais”, explica.

    Outro momento especial na rotina das coletoras ocorre no setor da Cohab Lindóia. E ele também envolve o terno retorno dos pequenos à equipe que executa o trabalho no local. “Quase todos os dias que a gente chega no (setor) Lindóia vem um menino que nos recebe com toda a alegria. Nos abraça, diz que está com saudade. Sempre feliz! Em dias que a gente chega e ele não está, até estranhamos. Perguntamos: cadê ele?!”, conta Fernanda, com um sorriso que traduz a alegria de vivenciar estes bons momentos no serviço.

    A importância do descarte correto dos resíduos

    Os contêineres implantados em diversos pontos da cidade servem para descarte apenas do lixo orgânico. Para o sistema funcionar de maneira adequada, é necessário a cooperação da população. Paula relata que, em diversas oportunidades, é preciso arredar os entulhos de construção ou até mesmo móveis que são colocados, indevidamente, no entorno ou dentro do contêiner.

    “É importante fazer o descarte correto para deixar o próprio setor mais organizado e limpo. A gente chega, “bate” o contêiner, retira o lixo (orgânico). E não havendo esse tipo de material fica mais bonito, né? A rua fica mais organizada”, avalia a coletora.

    Preconceito passa longe

    A representatividade feminina na coleta em Pelotas, em número, ainda é baixa. São quatro coletoras e uma motorista em um ambiente em que homens são ampla maioria. Mas elas asseguram que jamais foram alvos de preconceito no trabalho. “Nunca sofremos nenhum preconceito. Sempre fomos muito bem tratadas. Somos bem recepcionadas, seja por crianças, homens ou mulheres”, comemora Fernanda. Ela garante que pretende seguir na função “por muito tempo”, reiterando o prazer e o orgulho de exercer uma função importantíssima para o Município.

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais

    Fonte: DM

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90