Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Artigos

    Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto

    A riqueza de sua personalidade, o brilho de sua inteligência, a luz de sua sabedoria e a bravura de seu comportamento, classificam-no como um dos vultos de grande relevo em nossa história contemporânea.

    Publicado 14/04

    O Sr. José Collares, diretor-geral da Associação Nacional de Criadores – Herd Book Collares, pediu-me, que em seu nome, saudasse a V. Exa.

    Unem-me, a ele, laços de profunda amizade que desde o princípio do século aproximam nossas famílias, daí a razão por que não poderia deixar de atendê-lo.

    Atendendo-o, no entanto, assaltou-me um temor: conseguirei desempenhar bem esse papel?

    Certamente não, mas considerei a oportunidade como por demais tentadora e aqui estou.

    Quando se homenageia a alguém como V. Exa., a glória fica com o escolhido para fazer a saudação.

    Sinto-me, assim, altamente lisonjeado em cumprir a gratificante tarefa.

    Não se poderia, senhoras e senhores, em um breve instante como este, traçar um perfil, sequer aproximado, do Ministro Brossard.

    A riqueza de sua personalidade, o brilho de sua inteligência, a luz de sua sabedoria e a bravura de seu comportamento, classificam-no como um dos vultos de grande relevo em nossa história contemporânea.

    Nos setores em que atua, deixa sempre a marca dessas qualidades pessoais.

    Como advogado, atingiu o topo da espinhosa profissão, na luta em defesa de um ideal superior de justiça.

    O jurista Paulo Brossard, ninguém duvidaria, é um dos maiores constitucionalistas do Brasil, de todos os tempos. Seu legado, nessa área, ainda agora, em plena fase criadora, é riquíssimo.

    Suas luzes são incomparáveis, também no magistério. Aqueles que um dia tiveram a ventura de receber seus ensinamentos, compreenderam, mais facilmente, os meandros da problemática jurídica.

    Por que o Ministro Paulo Brossard cresceu tanto no mundo do Direito, o Supremo Tribunal Federal teria, necessariamente, como fez, de recebê-lo em seu seio.

    A alta corte brasileira, cuja história atesta tratar-se de um templo imaculado de distribuição de justiça, tem hoje, a seu serviço, a figura luminar do grande jurista Paulo Brossard.

    Por sorte, no momento em que o Excelso Pretório tornou-se um tribunal, preponderantemente constitucional, V. Exa., Ministro Brossard, faz parte dele, o que constitui uma garantia para a estabilidade de nossas instituições democráticas, ultimamente tão combalidas.

    A par de sua brilhante trajetória no campo jurídico, muito jovem, o Ministro Paulo Brossard despontou como político, defendendo as idéias liberais de nosso Partido Libertador e honrando com extremada dignidade a bandeira que no passado abrigou a Assis Brasil e a Raul Pilla.

    Travou, aí, memoráveis batalhas, deixando transparecer o homem desprendido e atento, que coloca os verdadeiros interesses sociais em primeiro plano.

    Consagrou-se como um dos grandes oradores da atualidade, fazendo recordar a Silveira Martins, Pedro Moacir e João Neves, pela erudição, beleza literária, eloqüência e suavidade de seus discursos.

    Nos postos que ocupou, Secretário de Estado, Deputado e Senador, impôs o toque de seu estilo pessoal que consiste em tratar a cousa pública com absoluta seriedade, nunca esquecendo que o bem comum deve ser o objetivo de quem, como ele, galgou posições tão relevantes.

    Notabilizou-se, na atividade política, pelo desassombro, independência e honestidade de sua postura.

    Por tudo isso o Ministro Brossard merece a homenagem dos rio-grandenses.

    O Herd Book Collares, porém, tem um motivo a mais.

    O Ministro Brossard, saibam senhoras e senhores, é um dos mais destacados sócios da Associação Nacional de Criadores, cujas legítimas reivindicações, muitas vezes, foram alcançadas com o seu decisivo auxílio.

    Como parlamentar e, principalmente com o prestígio  que desfruta, seu permanente apoio na solução de vários problemas que vez por outra afligem a Associação, tem sido de inestimável valor.

    Muitos, dos excelentes resultados alcançados e que por fim vêm em benefício da pecuária brasileira, devem-se à presteza da atuação do Ministro Brossard, que fazia de seu gabinete no Senado um peça do chão do Rio Grande.

    Dessa forma, Ministro Paulo Brossard, o seu amigo pessoal e constante admirador José Collares, em nome próprio e da Associação quer manifestar o seu reconhecimento, entregando-lhe uma placa comemorativa de sua visita.

    Leia mais sobre: Artigos, José Rodrigues Gomes Neto

    Fonte: José Gomes Neto

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Comentários (1)

    feito em 13/04/2015 22:48:44

    Vim pra "São Paulo" pra seguir os "seus passos".Tomei outros rumos, não áulicos, mas leguleios,leguleios, hoje, áulico.

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90