Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3272-1300 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Homenageados 2018 da Associação Comercial de Pelotas acontece hoje

    Publicado 13/09

    No dia 13 de setembro, às 20h, o Salão Nobre do Edifício Palácio do Comércio será palco da tradicional noite de homenagens da Associação Comercial de Pelotas (ACP). Durante coquetel em comemoração dos seus 145 anos, a entidade realiza a entrega dos troféus aos Homenageados2018. Serão agraciados com os títulos de Comerciante do Ano, Mérito de Serviços e Instituição Amiga de Pelotas, respectivamente, os empresários Ramiro Martins Rodrigues, sócio-fundador do Café Aquários, Cilotér Borges Iribarrem, diretor-fundador do grupo Safras & Cifras, e a Associação Escola Louis Braille, presidida por Dilmar Rodrigues.

    Esta será a 39ª edição da premiação anual “Comerciante do Ano” e a 19ª edição do prêmio “Mérito em Serviços”, que buscam homenagear profissionais que se destacam em Pelotas. Premiação mais recente da ACP, o título “Instituição Amiga de Pelotas” foi instituído em 2008 como forma de agradecimento às instituições que trabalham em prol da comunidade pelotense.

    Os convites para o coquetel são limitados e já podem ser adquiridos na secretaria da ACP, na Rua Sete de Setembro, 272, e custam R$ 60,00 para associados e R$ 70,00 para não sócios. Reservas pelo telefone 3028-1541.  O evento tem o patrocínio do BRDE, Sicredi, Supermercado Guanabara, Meioeste Ambiental, Faculdade Anhanguera e Centro Educacional Uninter.
     

    Perfil dos Homenageados
    Instituição Amiga de Pelotas
    Associação Escola Louis Braille
    Presidente Dilmar Rodrigues

    Com 66 anos de história, tendo sido fundada em 10 de junho de 1952 pela professora Lory Huber, a Escola Louis Braille é especializada no atendimento a pessoas com deficiência visual, com serviços prestados na área da educação, estimulação e reabilitação da visão, além do apoio familiar e da capacitação de profissionais.
    Localizada na rua Andrade Neves, 3.084, a Louis Braille atende deficientes visuais a partir de zero ano, na estimulação, pré-escola, escolarização regular e atendimento adulto. São cerca de 260 alunos atendidos pela Escola, onde desde setembro de 2012, funciona também o Centro de Recuperação Visual Louis Braille, responsável pelo atendimento ao público de mais de 20 municípios da Zona Sul.

    Segundo o presidente Dilmar Rodrigues, a missão da Associação Escola Louis Braille é educar, reabilitar e formar profissionais para trabalhar com deficientes visuais. “Eu fui aluno da Escola entre os anos de 1974 e 1977, quando fiz a reabilitação. Em 2005, voltei para fazer uma reciclagem e me convidaram para participar da diretoria, aceitei e nunca mais saí”. Na presidência da entidade desde 2007, Dilmar Rodrigues aproveitou sua experiência de vida para entender as demandas dos alunos. “Quando assumi eram 4 funcionários, hoje temos 50. Atendíamos 30 alunos, hoje temos 260 matriculados.  Virar a escola de frente para a comunidade era a nossa meta”, finalizou.

    Mérito de Serviços
    Safras & Cifras
    Cilotér Iribarrem

    Especializada em assessoria e consultoria agropecuária, atuando nas áreas de Planejamento Sucessório, Governança na Empresa Rural Familiar e Estruturação Tributária, além de prestar serviços de assessoria e consultoria, palestras e treinamentos, a Safras e Cifras tem 28 anos dedicados ao agronegócio.

    Fundada em 1990 pelo engenheiro agrônomo Cilotér Borges Iribarrem e pela arquiteta Rosa Maria do Amaral Iribarrem, a Safras & Cifras, na época chamada de ACA. Em 1992, a empresa mudou de nome e, finalmente, nasceu a Safras & Cifras Assessoria e Consultoria Agropecuária. Buscando diversificar e ampliar as áreas de trabalho, a empresa implantou ao longo dos anos a Safras & Cifras Assessoria e Consultoria Contábil, a Safras & Cifras Assessoria e Consultoria Imobiliária e a Safras & Cifras Gestão Organizacional e Familiar Rural.

    Em 2008, a Safras & Cifras fortaleceu suas atividades fora do Rio Grande do Sul, expandindo os atendimentos pelo país. Em 2016, pela crescente expansão do número de colaboradores, um novo prédio de três andares foi construído, na Travessa Leonel de Moura Brizola, 850, no São Gonçalo.

    Atualmente, a empresa conta com uma equipe composta por mais de 130 profissionais especializados, como administradores, agrônomos, advogados, contadores e psicólogos e atende permanentemente em mais de dez Estados brasileiros. Através de palestras e reuniões de implantação e acompanhamento do trabalho, os consultores viajam pelo país assessorando produtores rurais do Distrito Federal e dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí, Tocantins, Maranhão e outros.

    Segundo o diretor-fundador Cilotér Iribarrem, ao contrário dos clientes que atende, a Safras & Cifras não é uma empresa familiar, é dos profissionais que estão lá dentro. Desde que os primeiros estagiários viraram diretores, o processo de sucessão teve continuidade e os colaboradores passaram a assumir diferentes funções dentro da empresa, até mesmo no comitê de sócios, como ocorreu com seis dos 11 componentes da diretoria. Com sede em Pelotas, a Safras & Cifras possui filiais em Uruguaiana, Porto Alegre, Castro, no Paraná e Goiânia.

    Comerciante do Ano
    Café Aquários
    Ramiro Martins Rodrigues

    Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural de Pelotas desde julho do ano passado, o Café Aquários é o tradicional ponto de encontro para pelotenses e visitantes. Sediado na área externa do Palácio do Comércio, na esquina mais frequentada da cidade, no encontro das ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, o Café ganhou o nome atual em 1970, por motivo de suas fachadas envidraçadas, mas existe desde a fundação do prédio da Associação Comercial de Pelotas, em 1942, quando inaugurou como o Café Nacional, passando depois a Café 35.

    Seu proprietário, Ramiro Rodrigues, veio de Portugal para o Brasil para trabalhar com o irmão, fugindo da Guerra Colonial Portuguesa. O trabalho iniciou no Café Lamego, na rua 15 de Novembro. Logo depois, compraram o Café Trianon, localizado onde hoje é a Caixa Econômica Federal. “Entre os anos de 1966 e 1967, na outra esquina, era a Casa do Café, propriedade de portugueses, que logo colocaram à venda. Compramos também, mas não tivemos muita sorte e precisamos entregar o ponto. Nessa época, o Café Aquários estava à venda e compramos, assumindo toda a dívida do último proprietário. Entramos aqui para trabalhar e foram muitos anos de trabalho apenas para pagar a dívida, desde 1970. O resto da história vocês sabem: o Aquários continua na família, passado para a nova geração”, conta o proprietário, cuja história de vida se confunde com a própria história do café.

    Há nove anos, o filho de Ramiro Rodrigues, o empresário Carmino Eduardo Gomes Rodrigues administra o Café Aquários. Um dos cafés mais tradicionais do Rio Grande do Sul, o Aquários tem a cara de Pelotas, é o ponto central de encontro entre amigos, de debates sobre política, futebol, de novas amizades. Para Carmino, a popularidade se dá pela própria tradição e longevidade do café. “Como é um estabelecimento que as pessoas começam a frequentar desde cedo, elas trazem junto seus filhos, seus netos. E quando estes crescem e saem da cidade, ficam saudosos, e voltam ao café para encontrar os amigos e recordar acontecimentos marcantes”, afirma.

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90