Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Artigos

    Grande Hotel II

    A maioria, senão todos, dos meus pares, somava-se à minha ideia. Pois agora, vejo vitorioso o eu tínhamos em mente, o GRANDE HOTEL voltará a ser um hotel e, com certeza, merecerá o nome que ostenta.

    Publicado 05/01

    Os que me acompanham lá no prestigioso programa TREZE HORAS, da Rádio Universidade, coordenado e dirigido com “mão de ferro” por Clayton Rocha, ao qual comparecemos como convidados, sabem da minha paixão pelo Grande Hotel, o quanto me encanta aquele prédio, construído em estilo eclético e sobrevivente de tantos outros, igualmente valiosos, impensadamente demolidos para dar vez aos arranha-céus.

    Pelotas teria, se todos os prédios de então estivessem íntegros, a praça mais bonita do Brasil, aliás isso pôde ser visto em um belíssimo cenário da Fenadoce, não faz muito tempo.

    Há poucos dias falei sobre o Grande Hotel e mim. Minhas recordações, os momentos maravilhosos vividos lá, na adolescência, acompanhado de um grupo de amigos e amigas, que cresceu e envelheceu junto. Mas hoje não venho nostálgico. Estou aqui para louvar a clarividência do prefeito Adolfo Antônio Fetter, do reitor da UFPel, César Borges e da Câmara de Vereadores.

    Como é do conhecimento da cidade, o prédio fora adquirido pelo Município. Imaginaram-se, então, diversos destinos de ocupação para ele: sede de secretarias, repartições publicas variadas, etc.

    Por sorte, quero crer que foram as pessoas acima citadas, com uma visão para além de se tempo, não deixaram que se consumasse esse crime contra tão valioso patrimônio histórico.

    Buscaram o caminho certo, qual seja, instalar, ali, um hotel, que é, evidentemente, a vocação daquele imóvel. Para isso, a Prefeitura, com a permissão da Câmara de Vereadores, fez uma doação do prédio para a Universidade Federal de Pelotas, que aceitou. Sempre que pude, embora com uma voz de pouco eco, bradei, lá no Treze Horas, contra os destinos planejados que a mim pareciam espúrios.

    A maioria, senão todos, dos meus pares, somava-se à minha ideia. Pois agora, vejo vitorioso o eu tínhamos em mente, o GRANDE HOTEL voltará  a ser um hotel e, com certeza, merecerá o nome que ostenta. Nele funcionará uma escola de hotelaria, de nível superior e que por certo terá o excelente padrão de qualidade, hoje indiscutível, da Universidade Federal de Pelotas.

    O reitor César Borges está à cata, e já conseguiu boa parte, de recursos para a empreitada, eis que o prédio terá de passar por reformas para que fique adaptado às especificações da hotelaria moderna.

    Festejemos, então, com orgulho, a ação dos nossos homens públicos que salvaram o valioso monumento, que é como vejo o Grande Hotel, plantado no meio da cidade, voltado para a Praça Coronel Pedro Osório e fazendo com que o passado se projete para o futuro.

    Leia mais sobre: Artigos, José Rodrigues Gomes Neto

    Fonte: José Gomes Neto

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Comentários (1)

    feito em 08/01/2012 18:27:05

    No leilão dos móveis do Grande Hotel comprei - a pedido de minha filha - alguns "criados-mudos", para ficar como recordação, que mandei restaurar... A Roleta -fichas e demais acessórios desse jogo- peça mais comentada do tal leilão, foi disputada "a tapa" via telefone por um conhecido comprador de antiguidades da Capital, mas foi arrematada por um rapaz desconhecido que, presente ao leilão, mostrou firmeza na vontade de ficar com o lote. LC Vaz

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90