Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Fórum de Prevenção à Violência Escolar é nesta quinta-feira

    Prevenções ao bullying, à depressão, à automutilação e ao suicídio serão tratadas por especialistas.

    Publicado 15/05

    Durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (16), o 2º Fórum de Prevenção à Violência Escolar propõe a professores, orientadores e alunos o debate acerca do papel da educação na prevenção da violência e na formação de uma cultura de paz. A iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, através do programa Escola da Paz, ocorre a partir das 8h30min, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, e é aberto a todos aqueles que se interessam pela temática.

    Não é necessário inscrever-se antecipadamente para a atividade, que destinará meia hora de cada turno para realizar o credenciamento dos participantes. A iniciativa está inserida no esforço do Município de buscar estratégias que promovam ambientes mais pacíficos nos educandários e, consequentemente, reduzam os índices de violência escolar.

    Prevenção ao bullying, à depressão e ao suicídio

    Durante o dia, temáticas pertinentes à redução da violência escolar, como prevenção ao bullying, à depressão, à automutilação e ao suicídio serão tratados por especialistas e referências nos assuntos, entre ele, o promotor de Justiça Regional da Educação, Paulo Roberto Gentil Charqueiro.

    Já os fluxos de encaminhamento dos casos de violência contra crianças e adolescentes serão a pauta abordada pela promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe. O impacto da violência no aprendizado e no funcionamento do cérebro também será debatido pelo professor da PUC/RS, Augusto Buchweitz.

    Combate à violência

    Entre as ações preventivas implantadas pelo Pacto, está a mobilização para a execução do Plano Anual de Prevenção à Violência Escolar em 2019, cuja criação é responsabilidade de cada uma das 60 escolas municipais de ensino fundamental, através das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). Tanto as Comissões quanto o Plano têm o objetivo de atuar diretamente no meio escolar para prevenir situações de risco e solucionar conflitos.

    A ideia é que o Plano envolva toda a comunidade escolar – pais, professores e alunos –, a fim de combater os comportamentos agressivos, discriminatórios e abusivos. O material começou a ser implantado neste ano com a conceituação das diversas formas de violência e a avaliação de fatores e estratégias para a prevenção.

    Confira a programação completa

    MANHÃ

    8h30min – Credenciamento 

    9h – Abertura: Orquestra Estudantil Municipal de Pelotas

    10h – Apresentação de vídeo: indicadores do Pacto Pelotas pela Paz e do programa ‘Escola da Paz’

    10h45min – Fluxo de encaminhamento de situações de maus tratos e abuso contra crianças e adolescentes, com a promotora da Infância e Juventude, Luciara Robe

    11h15min – O impacto da violência no aprendizado e no funcionamento do cérebro, com consultores técnicos do Pacto e o professor pesquisador da Escola de Ciências da Saúde, da PUC/RS, Augusto Buchweitz – que também é pesquisador do Instituto do Cérebro do RS, parceiro do Instituto Cidade Segura

    TARDE

    13h15min – Credenciamento

    13h45min – Vídeo das ações de prevenção nas escolas: mobilizando para uma cultura de paz

    14h15min – Prevenção à violência escolar, com a facilitadora e instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção da Paz, Katiane Boschetti da Silveira. A pedagoga é membro do corpo docente da Ajuris e presta assessoria para escolas e instituições do estado

    15h30min – Prevenção à automutilação, depressão e suicídio, com a psicóloga e especialista em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS, Gabriela Haack. A mestre em Ciências da Saúde também é especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e coordena a rede Álcool e Drogas (AD) da Secretaria de Saúde

    16h30min – Prevenção ao bullying, com o promotor de Justiça Regional da Educação, Paulo Roberto Gentil Charqueiro.

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais

    Fonte: Luiza Meirelles

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90