Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Flávio Loureiro Chaves palestra no IJSLN

    O tema da palestra será a lenda A Salamanca do Jarau. O encontro ocorre às 19 horas na sede do Instituto.

    Publicado 07/08

    Dando sequência ao ciclo de palestras que celebra o centenário da obra Lendas do Sul, o Instituto João Simões Lopes Neto recebe, nesta quinta-feira, o professor e crítico literário Flávio Loureiro Chaves. O tema da palestra será a lenda A Salamanca do Jarau. O encontro ocorre às 19 horas na sede do Instituto.
     
    A lenda A Salamanca do Jarau conta a história da "Teiniaguá", uma Princesa Moura, transformada em lagartixa pelo Diabo Vermelho dos índios, o "Anhangá-Pitã". Na versão de  Simões Lopes, a lenda é narrada por Blau - "um gaúcho pobre, guasca de bom porte" -, que acaba também sendo um dos protagonistas do enredo. Dividido em dez capítulos,  A Salamanca do Jarau  é o conto mais longo da obra Lendas do Sul. Esse versão de Simões teria inspirado o escritor Erico Verissimo a escrever partes de seu famoso romance O Tempo e o Vento.
     
    Para Loureiro Chaves, embora Simões Lopes tenha se inspirado em uma lenda popular, seu registro foi além de uma mera versão. "A Salamanca do Jarau, assim como foi redigida por Simões Lopes Neto, não uma lenda e nem tampouco apenas uma nova versão da lenda. É um conto: a aventura de Blau. Ou melhor, é um conto em cuja elaboração o autor se apropriou da lenda para incluí-la intencionalmente na estrutura narrativa."
     
    O palestrante
     
    Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, Flávio Loureiro Chaves foi professor titular de Literatura Brasileira e Pró-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição na qual dirigiu o Programa de Pós-Graduação em Letras e implantou o Instituto de Estudos Avançados da América Latina. Foi professor convidado da Université de Rennes na França, da Escola Superior de Jornalismo em Portugal e da Universidade de Brasilia.
     
    Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Loureiro Chaves ocupa a cadeira 7 da Academia Riograndense de Letras. Em sua vida acadêmica dedicou-se ao ensaio literário, investigando a relação transdisciplinar entre História e Literatura. Possui mais de uma centena de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Amigo próximo de Erico Verissimo, organizou em 1976 o volume póstumo das memórias do escritor - Solo de Clarineta - e em 2002 apresentou uma leitura abrangente sobre o autor de O Tempo e o Vento no ensaio Erico Verissimo: o escritor e seu tempo. Dentre livros publicados podemos destacar: Ficção Latino-Americana (1973); O Mundo Social do Quincas Borba (1974); História e Literatura (1991); Matéria e Invenção (1994).
     
    Em 1982, publicou um ensaio sobre a obra de Simões Lopes, que foi reeditada pela editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001, saindo sob o nome de Simões Lopes Neto. Em 2008 recebeu o Prêmio 300 onças, concedido pelo Instituto em reconhecimento as suas contribuições na difusão da obra simoneana. No ano passado, esteve palestrando no IJSLN sobre o conto O Anjo da Vitória, dentro do ciclo comemorativo ao centenário de Contos Gauchescos.

    Leia mais sobre: Da redação, Notícias Locais

    Fonte: Assessoria de Imprensa do IJSLN

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90