Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3272-1300 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Fins de semana: UBAI 24 Horas e postos abertos para reduzir a lotação do Pronto Socorro

    Fechamento de leitos da Santa Casa aumentou lotação do Pronto Socorro que chegou a receber 150 pacientes.

    Publicado 12/09

    Ampliar o funcionamento da Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI) do bairro Navegantes para 24 horas e abrir as Unidades Básicas de Saúde nos bairros também nos fins de semana. Estas foram as alternativa defendidas na terça-feira (11) pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Marcos Ferreira, o Marcola (PT) para reduzir a superlotação do Pronto Socorro Municipal (PSM) que no final de semana chegou a ter 150 pacientes internados, quando tem capacidade para apenas 40.

    O vereador argumenta que a partir da ampliação do horário de funcionamento, a UBAI poderá atuar como estrutura de apoio para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ferreira Viana. “A Prefeitura tem que fazer o sistema funcionar, é preciso uma ação urgente e efetiva pois a crise na Santa Casa colocou o SUS em colapso na cidade”, disse Marcola.

    Em reunião com a prefeita Paula Mascarenhas, na tarde de segunda-feira, o Conselho Administrativo da Santa Casa admitiu o fechamento de 40 leitos do SUS que recebiam pacientes encaminhados pelo Pronto Socorro, da maternidade e a falta de materiais para atender os pacientes da UTI.

    POSTOS E INTERVENÇÃO – Através da Comissão de Saúde o vereador defende ainda a abertura dos postos de saúde nos finais de semana como forma de reduzir a procura pelo Pronto Socorro e, também, uma intervenção da Prefeitura na administração da Santa Casa. “Vivemos um tempo de necessidades extremas que exige atitudes corajosas, a prefeita precisa enfrentar essa situação com pulso firme”, defende.

    DEVOLUÇÃO DE VERBA – A Comissão de Saúde propôs ainda à presidência do Legislativo que a verba excedente do orçamento deste ano seja encaminhado para auxiliar na solução dos problemas da saúde na cidade. No ano passado a Câmara devolveu R$ 3,3 milhões que foram usados pela Prefeitura para asfaltar ruas, compra de patrola e equipamentos para a UPA e PSM.

    “Ao fazer isso estaremos ajudando a salvar vidas, o que é muito mais importante que pavimenta ruas ou comprar patrolas”, declarou Marcola.

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais

    Fonte: DM

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90