Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Festas religiosas movimentam o fim de semana em Pelotas

    88º Festa de Nossa Senhora, 62ª Festa de Iemanjá e 23ª Festa de Nossa Senhora e Iemanjá reunem fieis.

    Publicado 28/01

    Três tradicionais festas religiosas vão homenagear figuras diferentes, mas associadas à proteção de quem tira seu sustento das águas. Durante o fim de semana, as imagens da santa Católica, Nossa Senhora dos Navegantes, e da orixá Iemanjá ganham as águas de Pelotas para um encontro de fé e integração, em que a tolerância é a regra.

    Os festejos começaram no domingo (27), com a missa de abertura da 88ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, presidida pelo arcebispo Dom Jacinto Bergmann. Na programação, shows das bandas Eterna Aliança e Hava na praia do Laranjal, onde a Festa começou.

    Nestas terça (29), quarta (30) e quinta (31), missas ocorrem nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, no Porto, e Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z-3. As igrejas pedem a doação de fraldas infantis e geriátricas, leite e alimentos em geral.

    Homenagens à Iemanjá

    Já a 62º Festa de Iemanjá se inicia na sexta-feira (1º), às 20h30min, com saída da imagem da sede da Federação Sul Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros em direção ao Balneário dos Prazeres. No sábado, dia 2, a orixá deve se encontrar por volta das 16h com a santa Católica em frente a gruta que homenageia a divindade, localizada no Balneário.

    Na Balsa, na praça Darci Pinho, onde também há uma estátua de Iemanjá, ocorre a 23ª Festa em Homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, organizada pela Associação Comunitária dos Moradores da Balsa. Uma procissão pelas ruas do bairro está prevista para acontecer às 21h do dia 1º de fevereiro, precedendo a abertura oficial do evento, às 22h.  

    No dia 2, às 15h, é a vez da procissão de embarcações pelo canal São Gonçalo, em direção ao Quadrado, no Porto. A procissão fluvial está prevista para retornar às 17h, a tempo de esperar a passagem da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que vem pelo canal desde a Colônia Z-3. O encontro das imagens será à beira da água, no palco montado na praça. O encerramento ocorre às 19h. 

    Organização e apoio

    As festas estão sendo organizadas pelas Paróquias Santo Antônio e Sagrado Coração de Jesus, a Associação de Moradores da Balsa e a Federação Sul Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, com apoio da Prefeitura de Pelotas.

    As secretarias de Cultura (Secult), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Qualidade Ambiental (SQA), Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Transporte e Trânsito (STT), Saúde (SMS), Desenvolvimento Rural (SDR) e o Sanep estão responsáveis pelas instalações elétricas, banheiros químicos, limpeza das ruas, coleta de lixo, apresentações artísticas e musicais, controle de trânsito, além de distribuição de água.

    Procissão pelas águas

    A Capitania dos Portos ressaltou que os condutores de embarcações devem estar atentos as regras, e com os veículos em dia, a fim de que participem das homenagens que ocorrerão na Lagoa dos Patos.

    A vistoria aos barcos já é feita pela Marinha, e os fiéis que integrarem as procissões precisam

    Ter a embarcação inscrita junto à Capitania dos Portos.
    Condutor estar habilitado e registrado.
    Veículo apresentar boas condições de conservação, com baterias e motor em dia.
    Ter equipamentos de segurança como extintores, boias circulares, coletes salva-vidas.
    É imprescindível que todos os menores de idade a bordo tenha coletes próprios, e que os condutores respeitem a capacidade máxima de lotação. Não é permitido ingerir bebida alcoólica; assim como no trânsito, é considerado crime. 

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais

    Fonte: Daiane Santos

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90