Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Curso de Filosofia da UFPel obtém o 1º lugar no Estado e está entre os 10 melhores do país, conforme ENADE 2012

    Publicado 17/12

    O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 6 de dezembro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 2.136 universidades, faculdades e centros universitários da rede pública e privada. Ao todo, 8.655 cursos foram avaliados com notas de 1 a 5. Neste cenário, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) atingiu o desempenho 4, sendo que quatro dos cursos nela oferecidos  ficaram entre os dez melhores do Brasil. O Bacharelado em Filosofia da UFPel despontou como o nono melhor do país (entre mais de 50 bacharelados de filosofia avaliados) e o primeiro no Estado do Rio Grande do Sul, obtendo nota 4 – a mesma já atribuída ao Curso de Filosofia, no início de 2012, pelo Guia doEstudante da Editora Abril.

    Fruto de um trabalho longamente acalentado, o Bacharelado em Filosofia da UFPel foi implementado em 2006, ou seja, 21 anos depois da criação da Licenciatura em Filosofia. Contando, atualmente, com 14 professores efetivos, o Departamento de Filosofia praticamente dobrou seu quadro docente a partir de 2006, sendo que oito deles ingressaram na Instituição graças aos esforços dos professores que fizeram expandir o curso desde 1985, ao apoio da administração central da UFPel, que nunca mediu esforços para permitir a qualificação do Curso, bem como ao trabalho coletivo desenvolvido no Instituto de Sociologia e Política (ISP) – que, neste ano, passou a denominar-se Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP).

    Contando com especialistas em Aristóteles, Santo Anselmo, Marsílio de Pádua, Guilherme de Ockam, Kant, Nietzsche, Moore, Wittgenstein, Hannah Arendt, John Rawls, entre outros, com diversas linhas de pesquisa em Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, o Departamento de Filosofia possui também Grupos de Estudos abertos à comunidade, projetos de Pesquisa e Extensão, bem como conta com um periódico semestral: a  Dissertatio – Revista de Filosofia, classificada em nível B1 no Qualis da Capes, e a Coleção Dissertatio de Filosofia. O Curso prevê, para 2013, o ingresso no Ensino de Filosofia a distância e a implementação de uma Especialização em Filosofia.

    Para outras informações, acesse o sítio http://isp.ufpel.edu.br/depfil/ ou escreva para: filosofia@ufpel.edu.br

    Leia mais sobre: Da redação

    Fonte: CCS - UFPel

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90