Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Opiniões

    COPA: o futebol tem base bíblica?

    Depende da "boa" exegese de certos textos bíblicos.

    Publicado 07/07

    Depende da "boa" exegese de certos textos bíblicos. Para alguns pode ter havido jogo de futebol desde o início da humanidade. Isto eles deduzem do texto de Gênesis 4.8: "Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou"! Era campo de futebol? a Bíblia não diz. Mas, sabe-se que futebol pode ser esporte violento. Então: e quem diz que Caim e Abel não estavam "jogando uma pelada" e a coisa foi para os tapas e, depois, para a morte? Poderia explicar porque certas igrejas evangélicas são contra o futebol.

    Tem outro texto que também é usado pra defender a "origem bíbica" do futebol. O texto é Isaías 22.17, onde falando de um tal de Sebna, a palavra bíblica diz: "Eis que como homem forte o Senhor te arrojará violentamente; agarrar-te-á com firmeza, enrolar-te-á num invólucro COMO UMA BOLA para terra espaçosa; ali morrerás..." Alguns tradutores usam "pelota" em vez de bola. Não modifica substancialmente.

    Henri Daniel-Rops, em seu livro "A vida diária nos tempos de Jesus", Vida Nova, 1983, p. 204 termina seu comentário sobre esta passagem dizendo que o texto parece "mencionar um jogo que foi o ancestral do nosso futebol". Interessantemente também aqui o "jogo" está inserido num contexto de violência e morte. São esses os dois principais textos que "rolam" por aí.

    Me perguntei: por que a Bíblia só se refere a "futebol" violento ou que redunda em violência? O que me ocorreu como resposta foi: naquela época não existia ainda o povo brasileiro e o seu futebol-arte. Se a Bíblia tivesse conhecido o povo brasileiro e a arte com a qual ele consegue jogar bola, a Bíblia iria colocar esse esporte em contextos de competição, sim, mas não de inimizades, violência e morte.

    Leia mais sobre: Opiniões, Ramacés Hartwig

    Fonte: Uwe Wegner

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90