Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3272-1300 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Geral

    Carta ao Senador Lasier Martins sobre a duplicação da BR-116

    Publicado 13/02

    Exmo. Sr. Lasier Martins,

    Nesta manhã tivemos uma notícia terrível envolvendo mais um acidente em nossa BR-116, no sul do estado. Lamentavelmente com vítimas. Eu tendo sido um dos seus eleitores no pleito de 2014, que culminou com a vossa eleição, venho, portanto, através desta, expressar meu completo desagrado com a posição adotada pela bancada gaúcha, sob sua liderança, na defesa e escolha da obra da segunda ponte do Guaíba como prioritária ao estado e destinando a esta obra 65% dos recursos do DNIT no Estado. Relegando assim a um segundo plano a duplicação da BR-116, que conta com mais 60% de obra concluída ou até mesmo do contorno de Pelotas (BR-392) com mais de 87% da obra concluída. Além destas obras estarem muito mais adiantadas que a da referida ponte, enumero a seguir outros fatores que tornam a obra da BR mais importante, mas que, ao que parece, não foram considerados.

    1 - Mesmo que fosse concluída a obra da ponte, ela não permitirá um diferencial logístico ao Estado por ficar isolada em trecho da rodovia.

    2 - Este trecho da rodovia vem apresentando aumento no número de acidentes, sendo muitos deles fatais, ceifando inúmeras vidas, o que não acontece na Ponte. Só esta última demanda já seria justificável para que a obra da BR mantivesse prioridade frente à ponte.

    3 - A BR-116 é o principal eixo de ligação das regiões industriais do Estado com o Porto de Rio Grande, permitindo a este um ganho de competitividade com portos de Santa Catarina.

    4 - A BR-116 é o principal modal logístico de importante região produtora e geradora de muitas riquezas (Polo naval, arrozicola, soja, pecuária, energia eólica, fruticultura, alimentícia, equipamentos médico-hospitalares, educacional) que aos poucos vem conseguindo reverter anos de políticas que tem amarrado o seu desenvolvimento. Mais um fator da importância desta obra, que permitirá que a região retome o seu desenvolvimento auxiliando o Estado a reverter sua delicada situação econômica.

    5 - A BR-116 é a principal rota de acesso ao Uruguai, com grande movimento de turistas e cargas entre estes dois países.

    6 - A Justificativa com geração de emprego com relação a obra é indiferente, porque a obra na estrada gerará tantos empregos quanto na ponte. Porém, se for considerada a vulnerabilidade social das cidades às margens da BR-116, os empregos gerados na duplicação da estrada teriam um impacto muito mais significativo.

     7 - Segundo informações da PRF, com o início da safra de arroz e soja serão aproximadamente 9000 caminhões diariamente nas BRs em direção ao nosso único porto, com um fator complicador, já que em muitos trechos o trânsito está prejudicado pelas obras paradas.

    Estes são apenas alguns itens que justificam o equívoco na escolha da ponte, além de que, esta atitude não honra a confiança da quase totalidade das cidades às margens da BR-116 e totalmente dependentes desta obra, sendo decisivas na sua vitória a cadeira no senado. São elas: Arambaré, Arroio Grande, Arroio do Padre, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Eldorado do Sul, Guaíba, Morro Redondo, Pelotas, Sertão Santana e Turuçu. Já do outro lado da ponte sua candidatura perdeu em todas: são elas Canoas, Esteio, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo.

    Esta decisão representa um erro estratégico. É lamentável que decisões políticas estejam se sobrepondo a critérios técnicos. Fico na esperança da reavaliação da posição e no apoio a retomada do desenvolvimento do nosso Estado.

    Leia mais sobre: Geral, Opiniões

    Fonte: Rafael Lopes de Freitas Sousa

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Comentários (3)

    feito em 17/02/2017 19:46:54

    este senador é um blefe . nunca gostou da zona sul , se derretia pela serra ,especialmente por caxias do sul . tem que saber votar ´e naõ votar com ódio , sem falar que o referido político é motivo de chacota , no congresso nacional(senado) . O verdadeiro partido dele , é o PRBS.

    feito em 16/02/2017 14:57:15

    Bem feito. Votam errado. Dão Golpe em Presidenta. Cadê as Panelas batendo, luzes acendem e apagando, passeatas de verde e amarelo . . . E agora querem cobrar dessa bandidagem corruptas, que só se beneficiam e destroem o Brasil.

    feito em 14/02/2017 13:39:52

    Resumindo: O nobre senador só é senador por causa da Zona Sul do nosso estado! Aí é que está o erro, pois temos que votar em candidatos da nossa cidade e da nossa região!
    Em 2018 o resto nem precisa mais aparecer aqui! Vão procurar votos no resto do estado!

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90