Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Artigos

    Carta Aberta à Senhora Presidente Da República Federativa do Brasil

    Ouso dizer, como o máximo respeito à Vossa Excelência, que o Vosso partido, o Partido do Trabalhadores Vos desmerece.

    Publicado 27/02

    Excelentíssima Senhora Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, venho na condição de cidadão e no exercício da cidadania, intensamente angustiado com os destinos da Nação, expor a Vossa Excelência o que sinto e fazer à Vossa Excelência um pedido, mais que um pedido: um pungente apelo.

    Vossa Excelência desde muito jovem, demonstrou incrível combatividade e coragem defendendo Vossos ideais, no combate à ditadura militar de 1964. Foi presa, torturada, padeceu horrores; perdoou, não guardou ódios. O General Pires Gonçalves, prócer do golpe militar, em manifestação pública a homenageou como combatente opositora, dizendo que, enquanto muitos dos Vossos se refugiaram no exterior, Vossa Excelência permaneceu, em armas, no Brasil: reverências, elegantes, de um velho soldado a uma mulher extremamente corajosa.

    Muitos brasileiros reconhecem tudo isso e Vos admiram. Reconhecem Vossas grandes qualidades de administradora, incansável trabalhadora e Vos consideram como  pessoa que realmente internaliza imenso afeto pelo nosso povo.

    Os programas de combates à fome, os mais completos e mais eficientes do mundo, os esforços no sentido da expansão do ensino, à inclusão, à adesão ao mercado de camadas populacionais, antes privadas das benesses da civilização, democratização etc... frutificaram no Vosso primeiro mandato, devido, em grande parte, ao  denodado empenho de Vossa Excelência. O Brasil transformou-se, para melhor.

    Contudo, o segundo mandato se inaugura em turbulências. Ouso dizer, como o máximo respeito à Vossa Excelência, que o Vosso partido, o Partido do Trabalhadores Vos desmerece.

    Deixou-vos enredar nas malhas das incertezas e desinformações; atuou como mau conselheiro.

    Vosso partido afasta-se dos ideais socialistas revolucionários que inflamaram gerações de brasileiros, acenando-lhes esperanças: 35 anos de história

    Doloroso, para mim, reconhecer, mesmo na condição de não filiado, que o PT, hoje, é uma Estrela Decadente.

    Progressistas, socialistas e comunistas autênticos estão seriamente preocupados com os recentes reveses políticos sofridos pelo Governo de Vossa Excelência, no Congresso Nacional. Temem pela governabilidade. Setores oposicionistas conservadores retrógrados agitam a bandeira do impeachment, concitando manifestações públicas de apoio. Atacam Vossa Excelência fulcrados nos escândalos de corrupção da Petrobras. Mas, o povo sabe da idoneidade de Vossa Excelência.

    Faço, agora, o apelo, na condição de homem comum, assim como um chefe de família que se defronta com problemas e busca diálogo, reunindo-se com os seus.  Pode perecer ingenuidade de minha parte.

    Vossa Excelência tem ao Vosso lado a maioria do povo brasileiro. Falai a ele com sinceridade e pessoalidade, aceitai os erros,abraçai os acertos, alienai-vos dos marqueteiros e conselheiros

    Vossa Excelência se apresenta com semblante combalido, acuado, angustiado ....

    Fazei com que o seu povo sinta, novamente, a força daquela mulher que não se flexiona decidida a superar obstáculos, a guerrilheira de sempre.

    A democracia é o pior dos sistemas, com a ressalva, como ensinava Churchill, que não há sistema melhor. Dos paradoxos da democracia surgem as criatividades dos seus aperfeiçoamentos. Nossa economia, lastreada na inventividade de médios e pequenos empresários, na ousadia de nossos industriais, na ciência de nossos economistas, no bom senso do nosso povo,  progride, não obstante as crises: a nação é maior que a suas crises.

    Com os esforços e luta de pessoas como Vossa Excelência foi construída uma democracia robusta no Brasil.

    Além das injunções políticas, da democracia representativa, paira, sempre, a democracia direta que advém da força do povo e esta está com Vossa Excelência.

    Leia mais sobre: Artigos, Francisco de Paula Bermudez Guedes

    Fonte: Francisco de Paula Bermúdez Guedes

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90