Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3272-1300 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Câmpus Pelotas: IFSul completa 74 anos de atividades

    Publicado 11/10

    O câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) completa hoje 74 anos. Desde o início desta semana, várias atividades estão sendo realizadas pela instituição de ensino para celebrar a data.

    Nesta quarta, a programação se estenderá durante todo o dia. Além do tradicional “Parabéns a você”, acompanhado do bolo de aniversário, estão previstas apresentações das bandas do Cerenepe e da Brigada Militar, e o descerramento da placa comemorativa aos 74 anos.

    Na próxima semana, será realizada, nos dias 17 e 18, uma edição especial da feira de artesanato e artes “Prata da Casa”, onde os servidores poderão mostrar seus talentos e comercializar seus produtos. Ainda no dia 17, será realizado o “Chá dos Aposentados”, às 16h30min.

    O último evento comemorativo será um jantar festivo, por adesão, no dia 20 de outubro, no CTG Carreteiros do Sul, situado nas dependências do próprio câmpus Pelotas. Churrasco será o prato principal, e o convite poderá ser adquirido no local, ao preço de R$20,00.

    CENTENÁRIO

    Este ano, as comemorações dos 74 anos ganharam um brilho ainda mais especial, segundo os organizadores. É que em 2017, comemora-se também os cem anos da Escola de Artes e Officios, um dos embriões do atual câmpus Pelotas do IFSul, fundada em 1917.

    Apesar de o marco oficial para a celebração de aniversário seja o 11 de outubro de 1943, data da federalização da Escola Técnica de Pelotas, a atual direção do câmpus Pelotas faz questão de ressaltar o centenário da Escola de Artes e Officios devido à importância dela para a trajetória de sucesso da instituição de ensino que conhecemos hoje.

    “A Escola de Artes e Officios não só exaltava a importância da educação profissional para o desenvolvimento na nação, através da qualificação do aluno para o trabalho, mas também disseminava a ideia de as escolas profissionais eram um importante agente de regeneração social”, destaca o professor Carlos Corrêa, diretor-geral do câmpus Pelotas.

    O dirigente lembra que muitos daqueles ideais se mantêm vivos até hoje, embora o formato de instituição e as propostas assumidas ao longo dos anos sofreram mudanças para poder acompanhar as transformações sociais e as realidades vividas pelo mundo do trabalho a cada época.

    Em mais de sete décadas de serviços prestados, a instituição tornou-se referência e conquistou posição de destaque no cenário educacional. Hoje, com diversos projetos reconhecidos e premiados nas mais importantes feiras e mostras tecnológicas do país e do exterior, tem focado seus esforços principalmente na pesquisa aplicada, como forma de desenvolver soluções criativas para problemas reais da sociedade. Um dos diferenciais dos institutos federais em relação às universidades é o processo de verticalização, no qual o estudante pode percorrer toda a sua trajetória acadêmica, do nível médio à pós-graduação, dentro de uma mesma instituição.

    Atualmente, o câmpus Pelotas é maior unidade do IFSul com cerca de 5 mil alunos matriculados e mais de 20 cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Conta com 420 professores (efetivos e substitutos), 219 técnico-administrativos e cerca de 140 funcionários terceirizados, além de uma estrutura que vem se adaptando e evoluindo diante das exigências de um mundo cada vez mais competitivo.

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais

    Fonte: DM

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90