Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3272-1300 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    Câmara promove audiência pública sobre o bullying

    Publicado 19/10

    Para promover um debate e discutir meios de combater o bullying, principalmente nas escolas, a Câmara Municipal de Pelotas realizou uma audiência pública sobre o tema nesta quarta-feira.

    A reunião foi proposta pelo vereador Luiz Henrique Viana (PSDB), presidente do Legislativo, a pedido da Associação Lacy Maraninchi - Centro de Estudos e Pesquisas sobre Bullying, e faz parte da 1ª Semana de Combate ao Bullying.

    Viana destacou que é importante que o tema seja alvo de debates. "O bullying é coisa séria e cada vez mais queremos abrir espaços para que possamos levar o conhecimento ao maior número de pessoas e também e conscientizar a sociedade", afirmou.

    Ao discursar, a pedagoga Simone Maraninchi, que fundou a associação há dois anos, ressaltou que o bullying ainda é confundido com brincadeira de criança. "Trata-se de uma violência intencional, repetitiva, sem motivação evidente, o que leva ao adoecimento", afirmou.

    As agressões podem ser verbal, moral, física, material, sexual e virtual. Na opinião de Simone, as escolas não estão preparadas para enfrentar o tema. "A complexidade deste fenômeno é tão profunda, que necessita de estudos. Na associação, montamos uma equipe que se aprofundou no assunto. A escola sozinha não consegue solucionar o problema, ela precisa do apoio de outros setores", enfatizou.

    O diretor do Foro de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, pontuou que Poder Judiciário foi concebido para dirimir conflitos e reparar danos já ocorridos. "Na últimas décadas estamos nos reinventando com ações educativas. Na Comarca de Pelotas, temos o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que tem por missão prevenir conflitos", destacou. Já o representante do Executivo, José Drummond, ressaltou a importância de se discutir o tema e destacou o programa Saúde na Escola.

    Também participaram da audiência os vereadores Daniel Trzeciak (PSDB) e Fernanda Miranda (PSOL), além de integrantes de conselhos. 

    Leia mais sobre: Da redação, Geral, Notícias Locais, Política

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90