Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Artigos

    Arte Contemporânea, a Volta do Vale Tudo

    As excentricidades da Arte Contemporânea invadem museus e, principalmente, galerias particulares de artes, incentivadas por um comércio marqueteiro, explorando novos ricos e esnobes.

    Publicado 15/05

    O Museu de Arte Moderna de São Paulo, consagrada organização da sociedade civil de interesse público, fundada, em 1948, pelo mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho, Ciccillo Matarazzo, localiza-se sob a marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, inserido em conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, em 1954, e reformado por Lino Bardi para abrigar o Museu ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Arte_Moderna).

    O Museu tem prestado ingentes serviços à cultura e às artes, figurando entre os mais importantes Museus de Artes do Mundo, igualando-se ao famoso MOMA ( Museum of Modern Art) de Nova York.

    Anuncia-se para breve a exposição das obras do conhecido e discutido artista italiano Piero Manzoni (1933-1963). Manzoni celebrizou-se pela estranha composição que ele mesmo batizou como o nome de Merde D´Artista(1961).

    Com a licença dos leitores, já que divulgado nas páginas das artes, descreve-se essa obra dita artística.

    Piero defecou e depositou suas fezes em noventa latas lindamente decoradas, distribuindo-as em vários museus do mundo. Curiosamente “essa obra” adquiriu status de ícone sagrado dos extremos da Arte Contemporânea, sendo que algumas latas chegaram a ser comercializadas por milhares de dólares; outras implodiram, dado a expansão dos gazes.

    Uma ou outra circula, por ai e, agora, exposta  aos brasileiros e interessados no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Difícil reprimir a idéia de que ditas latas, Merde D´Artista, compaginam com o famoso Urinol(obra de arte) do célebre Marcel Duchamp ( 1887-1968), introdutor da arte conceitual e da idéia do ready made. Aliás, o poeta Gullar detrator dos excessos da Arte Contemporânea, afirmou que pessoas de bom senso não ostentariam em sua sala de estar dito Urinol e, provavelmente, não o fariam quanto às latas do Piero.

    A Implosão das latas da Merde D´Artista, suscitou a discussão sobre o futuro da arte contemporânea, no sentido se saber se ela também não viria a implodir dado aos excessos.

    As excentricidades da Arte Contemporânea invadem museus e, principalmente, galerias particulares de artes, incentivadas por um comércio marqueteiro, explorando novos ricos e esnobes. A Arte Contemporânea é capítulo de grande importância na história das Artes. Contudo, vem manchada pelos excessos e o Vale Tudo.

    Recentemente,ecoa a história conhecida de D.Hirst, ready made e seu tubarão, num enorme compartimento de vidro, com formol. A “ obra de arte” foi vendida por 12 milhões de dólares e o tubarão apodreceu, em dois anos. Nos anais das esquisitices da Arte Contemporânea figura, ainda, a triste notícia do ),”Piss Christ”, uma fotografia de um Cristo na cruz submerso em um recipiente com urina, obra do artista contemporâneo Andrés Serrano; exposta, em museus, causou grande estridor entre os católicos e pessoas de bom senso. Muitas as esdruxularias da Arte Contemporânea, que desmerecem seu papel informativo educativo.

    Em 2014, em nossa cidade tivemos um exemplo marcante. O Museu Leopoldo Gotuzzo da Universidade Federal de Pelotas, expôs, desavisadamente, um cubo de vibro e dentro dele um rolo de papel higiênico desgastado ( obra de arte). No rolo de papel higiênico adesivos ou desenhos com a figura de Nosso Senhor Jesus Cristo,criação do artista contemporâneo, Ka.Sandro. Não se sabe qual o suporte conceitual da obra, nem o sentido ou mensagem.

    Na ocasião, manifestei-me, em artigo publicado, vergastando esses excessos da Arte Contemporânea .Fui brindado com adjetivações de ignorante e fascista.

    Agora, renovo as críticas. De qualquer sorte, o Vale Tudo retorna imponente, desta vez com a chancela do importante Museu de Arte Moderna de São Paulo, com as Latas do Sr. Piero Manzoni, Merde D´Artista.

    Leia mais sobre: Artigos, Francisco de Paula Bermudez Guedes

    Fonte: Francisco de Paula Bermúdez Guedes

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90