Container

Palácio do Comércio

Endereço: Rua Sete de Setembro, 274/7º andar - Centro - Pelotas - RS

Telefone: (53) 3307-0313 - - Twitter: @pelotas13horas

Programa: Pelotas 13 Horas, onde o debate é livre e a opinião independente

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Clayton Rocha - Trajetória

    Da redação

    8 de Maio: Centenário de nascimento do professor Ápio Cláudio de Lima Antunes

    Publicado 07/05

    O dia 8 de maio de 2012 assinala o Centenário de Nascimento de um dos mais eminentes professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, Ápio Cláudio de Lima Antunes, advogado consagrado no Rio Grande do Sul, e que se destacou nacionalmente em marcantes campanhas da OAB.

     

    GASTAL PRESTA HOMENAGEM

    O diretor da Faculdade de Direito da UFPel, professor Alexandre Gastal, disse nesta segunda-feira(7) que “a marca Ápio Cláudio de Lima Antunes é uma das grandes referências da casa de Bruno de Mendonça Lima”, e que a própria UFPel, instituição que teve a honra de contar com o brilho do jurista, vive um dia especial e de reverência. Para a Faculdade de Direito, disse Gastal, “este é um ano que tem oferecido momentos gloriosos a todos quantos se vinculam ou se vincularam à nossa Unidade de ensino”.

    Ele lembrou o 1º lugar do Direito de Pelotas no Rio Grande do Sul; e o 6º lugar no Brasil, de acordo com o exame da OAB. Destacou que 2012 é o ano do Centenário da Faculdade de Direito da UFPel; e afirmou que o Centenário de nascimento de Ápio Cláudio de Lima Antunes no 8 de maio de 2012, soma-se a esses momentos intensos, que congregam, motivam e valorizam a história da Faculdade e da própria Universidade Federal de Pelotas.

    Um dos maiores advogados criminalistas do país, Ápio Antunes morreu aos 91 anos, no dia 7 de agosto de 2003, de falência múltipla dos órgãos. Naquele dia, autoridades, políticos, advogados, amigos e familiares lembraram do homem que defendeu direitos civis e da liberdade e que por isto foi perseguido na época da ditadura e ficou exilado no Uruguai com a família.

    O criminalista, contou o colega, amigo e advogado Renato Varoto, sempre teve muito orgulho de ter participado de um dos momentos de grande importância da política nacional, a entrega da carta do pedido de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, ao presidente do Congresso Nacional, deputado federal Ibsen Pinheiro. Na época, Ápio era conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também assinou a carta.

    Era casado com a advogada Nize Therezinha Martins Antunes, com quem teve dois filhos, o neurologista Ápio Cláudio Martins Antunes e o advogado Marcus Vinícius Martins Antunes.

    Leia mais sobre: Da redação

    Fonte: Assessoria 13 Horas

    Compartilhe

    Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

    Comentários (3)

    feito em 22/07/2018 22:51:49

    Nossas melhores memórias, na época de estudante "Gato Pelado" (iniciais do Ginásio Pelotense, para qauem não sabe?!), estão lidadas a exemplar familia do Dr. Ápio. Tive a honra de apreciar o dedilhar de seu violão clássico, erudito, como amigo dos filhos Apio Cláudio e Marcus Vinicius. Boa época em que Carlos Mao (jogava Xadrez) e Mario Rene Fernandes (banana) comandava nosso jogo de ping pong. Estou fora de Pelotas e não sabia deste espaço cultural. Nos emprestava o lindo "Hudson Hornet" para irmos jogar bola no "Dunas Club" ( cabia todo time no Verdão). Fato Interessante: era exímio "nadador" no estilo indiano. E uma vez,... propos que nadassemos para ver quem aguentava mais. Não se tgratava de velocidade, mas sim resistencia. Depois de nadarmos quase 5 hora initerruptas na piscina do "Dunas", desisti... pois ele passava rindo e conversava comigo, ... pois nem pensava em parar. Há mil estórias... mas prefiro não me emocionar. Aos familiares digo que estou em Cascavel (PR). Com muita saudade de nossos bate papos. Abração.
    Gilnei Fróes.
    email gilnei@ibfecoglobal.org cel 45 999883330

    feito em 11/07/2012 10:08:29

    Marasco

    Vi tardiamente teu comentário. Agradeço muito e te envio um abraço também. Marcus Vinicius.

    feito em 08/05/2012 16:53:58

    Ápio foi meu vizinho de escritório, no Edifício Princesa do Sul. Dono de uma biblioteca jurídica clássica e arguto advogado, a ele recorria quando de minhas dúvidas de advogado iniciante.
    Ápio sempre me recebia com alegria e partilhava seu saber generosamente.
    Sou a ele muito agradecido.
    Tento - com minhas limitações - seguir seu exemplo, ajudando jovens advogados em suas lides iniciais.
    Um abraço ao Ápio Cláudio e ao Marcus Vinícius, do Marasco

    Deixe um comentário

    ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

    Siga esta matéria

    Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

    Topo 980x160

    banner4 160x90

    banner1 160x180

    banner2 160x180

    banner2 160x90

    banner1 160x90

    banner3 160x90